segunda-feira, 30 de março de 2009

2º CONTEÚDO I UNIDADE - CÈLULAS

CÉLULA -
Entendendo o funcionamento da célula.
Vamos aprender o funcionamento básico de uma célula, adquirindo base para avançar nos conhecimentos.
Começando a entender como funciona a célula.
A célula pode ser comparada, de maneira bem simples, com uma fábrica. Através das portas da fábrica chega o material que será usado para a fabricação de seus produtos, esse processo requer o emprego de energia e funcionários devidamente preparados para sua função específica.Contudo para que haja um bom funcionamento da fábrica é necessário um corpo administrativo, responsável por organizar o trabalho de cada funcionário e pelo contato com o mundo exterior.
Tudo isso ocorre no interior da fábrica, que é delimitada por seus muros. De maneira semelhante encontraremos a vida celular. Delimitada por uma membrana (membrana plasmática), responsável por separar o conteúdo interno da célula do meio externo, encontraremos os organóides(espécie de funcionários com atividades específicas), e o núcleo, que funciona como o corpo administrativo mantendo o bom funcionamento da célula e administrando o contato com o meio exterior.
Música das organelas:Aprenda cantando
Função das organelas

Ô Mitocôndria, Mitocôndria
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que energia é você!

Ô membrana, membrana
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo.
Vou falar pra todo mundo (bis)
Que permeável é você!

Ô retículo, Ô retículo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que transporte é você!

Ô Ribossomo, ô ribossomo.
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo (bis)
Que proteína é você!

Ô Lisossomo, lisossomo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que digestão é você!

Ô complexo , complexo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que excreção é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário